Trilha do Morro do Diabo


Extensão: 2,5 km (ida e volta)
Perfil altitudinal: 388m → 600m.
Percurso: 2 horas.
Nível de Dificuldade: Médio.
Piso da Trilha: Terra e pedras.
Usos possíveis: Caminhada.
Foto: Acervo PEMD
Aberta ao público em 1988, após um estudo aprofundado da capacidade de carga e do traçado realizado pelo pesquisador Helder Henrique de Faria, é sem dúvida um dos principais atrativos do Parque. 

O ambiente natural no qual está inserida esta trilha caracteriza-se por ser um morro testemunho, onde a altitude varia desde os 350 m até os 599,5 m acima do nível do mar, sendo o topo do morro o ponto mais alto da região. 
Este morro é sustentado por arenitos do Grupo Bauru, enriquecidos de sílica (AMARAL, 2001). O embasamento geológico da área é constituído pelas formações Caiuá e Adamantina, sendo a primeira formada por arenitos entre finos e médios, bem arredondados, com coloração arroxeada, e a segunda por depósitos fluviais com predominância de arenitos finos e muito finos, de entre cor rósea e castanha.

Os solos presentes no morro são os Latossolos Vermelhos Distrófico A moderado, textura média, relativamente plano e suave ondulado e o Neossolos Litólicos. Os Latossolos formam uma unidade taxonômica de solos profundos, de boa permeabilidade, fortemente ácidos, arenosos, bem drenados, de cor vermelho, sem cimento calcáreo, já os Neossolos compreendem solos constituídos por material mineral ou por material orgânico pouco espesso.

Foto:Jairo Tardelli - vista de cima do Morro

Além de observar as características da floresta estacional semidecidual, passando por um trecho com vegetação decídua, o visitante gradativamente vislumbra o manto florestal “crescer” a seus pés. Do alto do morro o visitante observa a totalidade das matas preservadas no parque e suas distinções em função do grau de conservação florestal, as paragens antropizadas fora de seus limites, assentamentos rurais da reforma agrária e o rio Paranapanema ao longe.

Normas:
  • Proibido o uso de:
                                          i.    businas e demais instrumentos sonoros;
                                        ii.    veículos automotores;
                                       iii.     fogo.
  • Acesso permitido somente com guia.

Atrativos da Trilha: Em uma região em que imperam paisagens planas, a forma peculiar e a imponência do Morro do Diabo configuram-lhe a posição do principal atrativo do Parque. O relevo da trilha é acentuado, alterna curvas, ondulações e declividades. Durante todo o percurso a riqueza vegetal se faz presente. No topo do Morro, a floresta do Parque, o rio Paranapanema, a ferrovia Ramal de Dourados e grande parte da área vizinha à UC (assentamentos rurais, Estação Ecológica Mico Leão Preto e Estado do Paraná) podem ser visualizados em uma perspectiva panorâmica.
Limitação de usuários: 70 pessoas por dia.