segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As unidades de conservação são as únicas criações da civilização moderna dedicadas ao beneficio da humanidade como um todo (Dieckson)

Foto: Jairo Tardelli
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) (IBAMA, 2002) define o Plano de Manejo como
documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão das Unidades.
Esta categoria de unidade de conservação é definida pelo SNUC como uma área essencialmente não perturbada por atividades humanas, que compreenda características e ou espécies da flora ou fauna de significado científico. O tamanho está relacionado com a superfície que se requer para proteger os valores científicos em questão. Os objetivos de manejo são os de proteção à natureza (espécies ou comunidades) e manutenção do processo em um estado sem perturbações, visando proteger amostras ecológicas representativas do meio ambiente natural para estudos científicos, monitoramento ambiental, educação científica e para manter recursos genéticos em um dinâmico e evolucionário estágio.
Foto: Helder H. de Faria
Acesse o Plano de Manejo completo do Parque Estadual do Morro do Diabo. É informação ambiental pública e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário